Agosto verde claro: mês da prevenção da leishmaniose
- petlovers
- 2 de ago. de 2023
- 3 min de leitura
Tempo de leitura: 3 minutos
saúde, leishmaniose, cuidados com cães, prevenção de doenças

O Agosto Verde-claro é dedicado à conscientização e prevenção da leishmaniose, doença infecciosa causada por um protozoário do gênero Leishmania. A enfermidade é considerada uma zoonose, uma vez que os cães são os principais reservatórios da condição, o que é prejudicial para os humanos.
Segundo a organização Mundial da saúde (OMS), aproximadamente dois milhões de pessoas são infectadas no mundo a cada ano. O Brasil é considerado um país endêmico para a doença. Por isso, o Agosto Verde-claro é o período reservado para falar ainda mais sobre essa doença tão perigosa.
Gostaria de saber mais sobre a leishmaniose e como preveni-la? Então continue lendo nosso artigo para conhecer as principais formas de prevenção e tratamento da leishmaniose.
Como acontece a transmissão?
A leishmaniose é uma doença causada por parasitas do gênero Leishmania, que é transmitida a animais e humanos através da picada de mosquitos infectados. Muitas vezes são chamados de mosquitos-palha ou biriguis. O objetivo principal do Agosto Verde Claro é disseminar estratégias contra o mosquito e outras práticas.
Os cães são os principais hospedeiros da leishmaniose no Brasil. No entanto, gatos e humanos também podem ser infectados pelo protozoário Leishmania infantum chagasi. Portanto, é muito importante estar atento a todos os sinais da doença, principalmente para cães que vivem em áreas mais propensas a mosquitos.
É impressindível ressaltar que a transmissão ocorre apenas através da picada de um mosquito infectado, e não através do contato direto com um animal ou pessoa doente.
A doença é mais comum em climas tropicais e subtropicais e é considerada endêmica em muitos países da América Latina, África, Ásia e Europa.
Principais Sintomas
Além de entender o que é a leishmaniose canina, também é importante entender como ela se manifesta. A doença pode ter diferentes apresentações clínicas, desde assintomáticas até sintomas mais graves, que podem ser fatais. Os principais sintomas da leishmaniose canina são:
Perda de peso;
Lesões cutâneas (especialmente face e orelhas);
Crescimento exacerbado das unhas;
Perda de apetite;
Febre.

Leve seu amigo ao veterinário quando os sintomas forem percebidos. É importante agir rápido porque o parasita infecta as células de defesa do organismo e é de difícil cura mesmo com tratamento, e os cães podem continuar sendo portadores da infecção. Porém, como tratar a leishmaniose canina?
O diagnóstico da leishmaniose em animais é feito pelo exame de sangue e citologia (aspiração). Além de medidas para fortalecer o sistema imunológico do hospedeiro, o tratamento é feito com drogas específicas capazes de agir no parasita.
"LEISHMANIOSE: O nome é difícil, mas a prevenção é simples! O cão não é o culpado, apenas mais uma vítima.
Como Prevenir
Saber prevenir a leishmaniose canina é sempre a melhor estratégia no combate ao parasita quando falamos em “agosto verde claro”. Por isso, recomenda-se a adoção de uma medida de dupla defesa, que nada mais é do que proteção interna e externa.
A externa é reduzir a propagação de doenças usando repelentes para manter os flebotomíneos longe dos animais, reduzindo assim a chance de serem picados. A proteção interna contra a leishmaniose visceral canina (LVC) é fornecida pela vacinação. A vacina estimula a produção de anticorpos nos cães que auxiliam na proteção contra a Leishmania.
Acompanhamento Veterinário
Vale ressaltar que as medidas acima não devem ser as únicas medidas de prevenção da doença. Os tutores devem ter especial atenção à higiene dos seus amigos, devendo visitar o veterinário regularmente e realizar testes de deteção precoce.
Se houver suspeita de que um cão tenha essa doença, é importante procurar atendimento veterinário imediatamente para diagnóstico e tratamento adequados. Na Petz você conta com profissionais qualificados para cuidar e dar o melhor tratamento possível para o seu pet. Visite o site do Centro Veterinário de Serres e agende uma consulta com um especialista.
O Agosto Verde-claro tem a missão de conscientizar todos os tutores de animais de estimação sobre a importância do diagnóstico, prevenção e tratamento da leishmaniose em cães. Quer conferir mais conteúdos como este? Então, continue acompanhando o blog da Petness Cambuí e fique por dentro dos mais variados assuntos do mundo animal.
Comentários